Conteúdo Programático Básico - CESPE - Aqui você tem um marco inicial para os seus estudos

1 Ambiente de atuação do Assistente Social.1.1 Instrumental de pesquisa em processos de investigação social: elaboração de projetos, métodos e técnicas qualitativas e quantitativas,1.2 Propostas de intervenção na área social: planejamento estratégico, planos, programas, projetos, e atividades de trabalho, 1.3 Avaliação de programas e políticas sociais, 1.4 Estratégias, instrumentos e técnicas de intervenção: sindicância, abordagem individual, técnica de entrevista, abordagem coletiva, trabalho com grupos, em redes, e com famílias, atuação na equipe interprofissional (relacionamento e competências), 1.5 Trabalho social em situação de rua, 1.6 Diagnóstico, 1.7 Organização de comunidade e movimentos sociais.

2. Estratégias de trabalho institucional. 2.1 Conceitos de Instituição, 2.2 Estrutura brasileira de recursos sociais, 2.3 Uso de recursos institucionais e comunitários, 2.4 Redação e correspondências oficiais: laudo e parecer (sociais e psicossociais), estudo de caso, informação e avaliação social,

3 Atuação em programas de prevenção e tratamento. 3.1 Uso do álcool, tabaco e outras drogas: questão cultural, social, e psicológica, 3.2 Doenças sexualmente transmissíveis, 3.3 Aids,3.4 Atendimento às vítimas, 4 Políticas Sociais, 4.1 Relação Estado/Sociedade, 4.2 Contexto atual e o neoliberalismo, 4.3 Políticas de Seguridade e Previdência Social, 4.4 Políticas de Assistência e Lei Orgânica da Assistência Social, 4.5 Políticas de Saúde e Sistema único de Saúde (SUS) e Agências reguladoras, 4.6 Políticas Educacionais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), 4.7 Política Nacional do Idoso;

4 Políticas Sociais. 4.1 Relação Estado/Sociedade, 4.2 Contexto atual e o neoliberalismo, 4.3 Políticas de Seguridade e Previdência Social, 4.4 Políticas de Assistência e Lei Orgânica da Assistência Social, 4.5 Políticas de Saúde e Sistema único de Saúde (SUS) e Agências reguladoras, 4.6 Políticas Educacionais e Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), 4.7 Política Nacional do Idoso;

5 Legislação de Serviço Social. 5.1 Níveis, áreas e limites de atuação do profissional de Serviço Social, 5.2 Ética profissional

6 Políticas, diretrizes, ações e desafios na área da família, da criança e do adolescente. 6.1 Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), 6.2 A defesa de direitos da criança e do adolescente, 6.3 O papel dos conselhos, centros de defesa e delegacias, 6.4 A adoção e a guarda: normas, processos jurídico e psicossocial, adoção à brasileira e adoção internacional, 6.5 Violência contra crianças e adolescentes e combate à violência, 6.6 Formas de violência contra crianças e adolescentes: maus tratos, abuso sexual, negligência e abandono, 6.7 Prostituição infanto‐juvenil, 6.8 Extermínio, sequestro e tráfico de crianças, 6.9 Exploração sexual no trabalho e no tráfico de drogas, 6.10 Sexo turismo, 6.11 A violência dos jovens, as gangues, 6.12 Delinquência infanto‐juvenil: visão psicológica, cultural e sociológica, 6.13 Trajetórias delinquenciais e o papel da família e da Justiça, 6.14 Meninos e meninas de rua: questão econômica e social e a questão do abandono, 6.15 Trabalho infanto‐juvenil, 6.16 Novas modalidades de família: diagnóstico, abordagem sistêmica e estratégias de atendimento e acompanhamento, 6.17 Alternativas para a resolução de conflitos: conciliação e mediação.

domingo 10 abril 2011 15:15



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